Discentes do PPGB premiados / PPGB students awarded

Os estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Botânica Cihelio Alves Amorim e Silvano Lima do Nascimento Filho receberam uma importante premiação no XVII Congresso Brasileiro de Ficologia, sediado na cidade de Natal-RN, o Prêmio Aylthon Brandão Joly. Os trabalhos intitulados: “Interações alelopáticas mútuas entre cepas tóxicas e não tóxicas da cianobactéria Microcystis aeruginosa Kütz. e a macrófita aquática Egeria densa Planch.” de Cihelio Amorim, e “Efeitos da complexidade estrutural de macrófitas sobre a comunidade de epífitas em um reservatório tropical” de Silvano Lima, foram selecionados como dois dos três melhores apresentados no evento nacional, sendo premiados entre os quase 200 trabalhos apresentados no congresso. Os estudos foram desenvolvidos no Laboratório de Ficologia – Taxonomia e Ecologia de Microalgas do PPGB, orientados pela Profa. Dra. Ariadne do Nascimento Moura.

O Prêmio Aylthon Brandão Joly foi instituído pela Sociedade Brasileira de Ficologia (SBFic) e entregue a cada dois anos no Congresso Brasileiro de Ficologia (CBFic). Este evento consiste no principal na área de Ficologia da América do Sul e teve participação de inúmeros pesquisadores e estudantes desse continente. O intuito do prêmio é reconhecer o mérito das importantes pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino brasileiras em relação ao estudo das algas, premiando os melhores trabalhos desenvolvidos e apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação.

Aylthon Brandão Joly foi um dos primeiros pesquisadores brasileiros no estudo da Botânica, tendo se destacado como professor de Botânica na Universidade de São Paulo - USP e na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Joly, considerado o maior nome da ficologia latino-americana, foi pioneiro no estudo de algas no Brasil, publicando diversos trabalhos florísticos e biogeográficos. Além disso, orientou cerca de 20 “discípulos”, dentre eles Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Sonia Maria Barreto Pereira, dois dos mais reconhecidos pesquisadores da ficologia brasileira atual.

A equipe do Laboratório de Ficologia tem desenvolvido importantes pesquisas relacionadas aos ambientes aquáticos continentais e suas comunidades, sempre buscando entender as relações existentes entre os componentes bióticos e abióticos. Além das recentes premiações, Cihelio Amorim e a Profa. Ariadne Moura também receberam outras importantes premiações, tanto no XVI Congresso Brasileiro de Ficologia, como em outros importantes eventos na área, como o Simpósio de Limnologia do Semiárido Brasileiro, além do Prêmio “Dárdano de Andrade Lima” de Mérito às melhores Teses e Dissertações da UFRPE. Essas, e outras conquistas, demonstram o avanço do Programa de Pós-Graduação em Botânica na produção e divulgação das pesquisas desenvolvidas, com apoio da FACEPE, CNPq e CAPES, fundamentais para a elaboração destes estudos.

.................................................

PhD students from PPGB - Cihelio Alves Amorim and Silvano Lima do Nascimento Filho - received an important award at the XVII Brazilian Congress of Ficology (held in Natal-RN), the Aylthon Brandão Joly Award. The papers entitled: Mutual allelopathic interactions between toxic and non-toxic strains of cyanobacteria Microcystis aeruginosa Kütz. and the aquatic macrophyte Egeria densa Planch. by Cihelio Amorim, and Effects of the structural complexity of macrophytes on the epiphytic community in a tropical reservoir by Silvano Lima, were selected as two of the three best presented at the event, from almost 200 papers presented at the congress. The studies were developed in the Laboratory of Ficology - Taxonomy and Ecology of Microalgae of PPGB, supervised by Profa. Dr. Ariadne do Nascimento Moura.

The Aylthon Brandão Joly Award was established by the Brazilian Society of Ficology (SBFic) and given every two years in the Brazilian Congress of Ficology (CBFic). This event is  one of the most important from  South America and had participation of countless researchers and students of this continent. The purpose of the award is to recognize the merit of important research carried out in Brazilian educational institutions in relation to the study of algae, rewarding the best works developed presented by undergraduate and graduate students.

Aylthon Brandão Joly was one of the first Brazilian researchers in the study of Botany, having distinguished himself as professor of Botany at the University of São Paulo - USP and at the State University of Campinas - UNICAMP. Joly, considered the greatest name in Latin American fiction, pioneered the study of algae in Brazil, publishing several floristic and biogeographical works. In addition, he directed about 20 disciples, among them Carlos Eduardo de Mattos Bicudo and Sonia Maria Barreto Pereira, two of the most recognized researchers of current Brazilian fiction.

The team of the Laboratory of Ficology has developed important researches related to continental aquatic environments and their communities, always seeking to understand the existing relationships between the biotic and abiotic components. In addition to the recent awards, Cihelio Amorim and Profa. Ariadne Moura also received other important awards, both in the 16th Brazilian Congress of Ficology and in other important events in the area, such as the Symposium on Limnology of the Brazilian Semi-Arid, as well as the Dárdano de Andrade Lima Award for Merit of the Best Theses and Dissertations of the UFRPE. These, and other achievements, demonstrate the advancement of the Graduate Program in Botany in the production and dissemination of the researches developed, with the support of FACEPE, CNPq and CAPES, fundamental for the elaboration of these studies.