O grupo atua em diversas linhas de pesquisa individuais ou em parceria com outros grupos e instituições, tendo como principal foco o estudo de ecologia e sistemática da biota aquática, envolvendo as comunidades planctônicas, nectônicas e bentônicas. A principal área de estudo atual de boa parte dos membros do grupo é a fauna de ambientes continentais e marinhos de Pernambuco. Entretanto, alguns pesquisadores também têm atuado em estudos com outros grupos de seres vivos, bem como de outros ecossistemas aquáticos e/ou regiões, inclusive em parceria com outras universidades. As particularidades dos ecossistemas aquáticos do Semiárido e do litoral nordestino e suas diversas lacunas de conhecimento científico, sobretudo no tocante à biota aquática, influenciaram na escolha das diversas linhas atuais de pesquisa dos membros que compõem o grupo. O grupo possui vários projetos aprovados nos últimos anos, por agências estaduais e nacionais de fomento.

Linhas de pesquisa:

Biodiversidade, filogenia e bioprospecção de cianobactérias

Biologia e Ecologia de Microalgas de Águas Continentais

Ecologia de cianobactérias de águas continentais

Taxonomia de Microalgas, cianobactérias e fanerógamas aquáticas continentais

Mauro de Melo Júnior